• Wednesday, July 30, 2014

Perguntas mais frequentes (FAQ)

1-Qual é o telefone da Etec?

Confira os telefones e endereços de todas as Etecs e Fatecs.

2-Quando acontece o próximo Vestibulinho? E o próximo Vestibular?

Os processos seletivos são semestrais. Informações sobre datas no site do Vestibulinho ou do Vestibular.

3-O que é APM e para que ela serve?

A Associação de Pais e Mestres é uma entidade independente, formada por pais e professores de cada escola. Algumas APMS cobram uma contribuição espontânea para custear benefícios voltados aos próprios alunos, mas é opcional pagar ou não.

4-Onde encontro as grades curriculares dos cursos?

Conheça o perfil dos cursos técnicos e tecnológicos oferecidos pelo Centro Paula Souza no site da instituição. Para informações sobre grade curricular, entre em contato direto com a unidade que fornece o curso.

5-Como obter informações sobre os Concursos de Docentes?

Os docentes são contratados através de concurso público. Os concursos do Centro Paula Souza são descentralizados, portanto é necessário entrar em contato diretamente nas unidades para obter maiores informações. Os concursos são publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Executivo Seção I, na parte de Concursos. Boa parte deles também está disponível em uma área específica do site do Centro Paula Souza.

6-Como ingresso em uma Etec ou Fatec?

O ingresso nas unidades do Centro Paula Souza se dá através de processos seletivos, o Vestibulinho para as Etecs e o  Vestibular para as Fatecs.
Para candidatar-se ao ensino técnico das Etecs o aluno deverá ter concluído ou estar cursando a partir do 2ª ano do ensino médio
Para cursar o ensino superior nas Fatecs o interessado deverá ter concluído o ensino médio.

7- Quero pedir transferência de unidade, como faço?

Para transferência, é necessário entrar em contato com a unidade para a qual você deseja se mudar.

8- É obrigatório o uso do uniforme nas Etecs?

O uso de uniforme nas Etecs não é obrigatório, de acordo com a Lei 3913 de 14/11/1983.

9 – Existe a possibilidade de um aluno entrar para o Ensino Médio no meio do ano?

Não. O Vestibulinho para o Ensino Médio das Etecs é anual e ocorre no final de cada ano letivo.

10 – Qual a diferença entre os Vestibulinho do meio do ano e de fim de ano?

No processo seletivo para o 1° semestre é oferecido Ensino Médio e Ensino Técnico. No 2° semestre, apenas Ensino Técnico.

11 – Idade máxima ou mínima para entrar nas Etecs.

Para concorre a uma vaga no Ensino Técnico das Etecs, o candidato deve ter concluído ou estar cursando a partir do 2° ano do Ensino Médio. Para os cursos técnicos de Enfermagem e Cozinha, além disso, o candidato também precisa ter a idade mínima de 17 anos completados até 31 de janeiro ou 31 de julho, dependendo de em qual semestre vai participar do processo seletivo. A data é especificada no Manual do Candidato.

12 – É possível entrar no 2° ano do Ensino Médio em uma Etec? (Vagas Remanescentes)

Sim. Entre em contato direto com a unidade onde pretende estudar. Cada uma tem processo seletivo próprio para vagas remanescentes.

13 – Qual a duração de um curso técnico?

A duração dos cursos técnicos oferecidos nas Etecs varia de 3 a 4 semestres.

14 – Qual a duração de um curso tecnológico?

Os cursos de graduação tecnológica oferecidos pelas Fatecs têm uma carga horária de 2.400 horas, com três anos de duração.

© Copyright 2014 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom