• Friday, July 03, 2015

Governo entrega mais uma unidade móvel do Via Rápida

04 de Julho de 2012

Mais uma carreta do Via Rápida Emprego foi apresentada, hoje, 4, pelo governador Geraldo Alckmin, em Sorocaba. A sexta unidade móvel do programa se destina à formação de profissionais em Metrologia Básica. Também estiveram presentes no evento o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

“O Via Rápida Emprego não tem vestibular, nem vestibulinho. Qualquer pessoa pode fazer e se estiver desempregado o aluno ganha uma bolsa para se manter”, disse o governador Geraldo Alckmin. As unidades móveis do programa Via Rápida Emprego são uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e o Centro Paula Souza. O objetivo é qualificar e requalificar o trabalhador desempregado, buscando diminuir os níveis de desemprego e subemprego, além de contribuir para o desenvolvimento local e regional.

A nova carreta atenderá 60 alunos, divididos entre os períodos da manhã, tarde e noite. Previsto para começar em agosto em Sorocaba, o curso terá duração de um mês. Depois será oferecido em outras cidades, de acordo com a demanda da região.

O Estado investiu cerca de R$ 600 mil na carreta, equipada com bancadas contendo instrumentos para medição e calibragem, todos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para a montagem da unidade móvel, foi feita uma parceria com a Mitutoyo Sul Americana Ltda, empresa especializada do setor que forneceu os aparelhos.

Os profissionais em Metrologia atuam, por exemplo, em processos produtivos que necessitam de medições e aprimoramento de ferramentais na indústria, construindo e definindo modelos de peças. As pessoas selecionadas para o curso do Via Rápida receberão bolsa-auxílio de R$ 210,00 e subsídio de R$ 120,00; divididos em até 3 parcelas, isto se não receberem seguro desemprego e nenhum benefício da Previdência Social. As inscrições podem ser feitas pelo site www.viarapida.sp.gov.br

Até o dezembro, o Centro Paula Souza deverá oferecer 2 mil vagas nas unidades móveis do Via Rápida. As outras cinco carretas já entregues oferecem cursos nas áreas de Confecção Industrial, Hospitalidade, Soldagem, Imagem Pessoal e Panificação. Estas duas últimas foram cedidas ao Fundo Social de Solidariedade. O Estado investiu R$ 6,427 milhões em toda essa estrutura.

Durante o evento, o governador também anunciou mais uma Escola Técnica Estadual (Etec) para Sorocaba, que passa a ser o único município paulista além de São Paulo com mais de duas unidades. A Etec deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2013, em prédio que está sendo adequado pela prefeitura. Desde o segundo semestre de 2011 a futura unidade já funciona como classe descentralizada da Etec Rubens de Faria e Souza, oferecendo os cursos técnico em Automação e técnico em Instrumentação e Equipamentos Industriais.

Foto: Du Amorim
Área interna de 60 m² funciona como sala de aula e laboratório