• Monday, July 06, 2015

Fatec de Jaú abre inscrições para curso de condutores fluviais

09 de Janeiro de 2012

A Fatec de Jaú recebe até o próximo dia 12 de janeiro, quinta-feira, inscrições para os cursos de condutor maquinista e mestre fluvial para trabalhar na Hidrovia Tietê-Paraná. A demanda por profissionais deve aumentar a partir de 2013, com o início do transporte de etanol pela Transpetro. Ao longo de 2012, uma centena de embarcações estará sendo construída pela empresa, o que vai requerer profissionais qualificados em navegação.

Os cursos terão duração de três meses. As aulas acontecem à noite e cada aluno vai contar com uma bolsa-auxílio de R$ 300 mensais concedida pela Marinha. Para candidatar-se é preciso ter mais de 18 anos até o dia da inscrição e educação profissional técnica de nível Médio ou Tecnológico reconhecida pelo Ministério da Educação, em algumas áreas específicas (abaixo).

Além das vagas abertas atualmente, a expectativa de crescimento da navegação fluvial comercial deve manter aquecido o mercado de trabalho com o aumento no transporte de cargas em sistemas hidroviários.

Convés (Mestre Fluvial) – podem concorrer Técnicos em Segurança do Trabalho, Informática, Telecomunicações, Eletrônica, Eletricidade, Processos Industriais, Tecnólogos em Construção Naval, Sistemas de Navegação, Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial, e Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial; Tecnólogo em Logística e Tecnólogo em Informática

Máquinas (Condutor) – podem concorrer Técnicos em Mecânica, Automação e Controle, Eletromecânica, Eletricidade, Eletrônica, Processos Industriais e Tecnólogos em Construção Naval, Sistemas de Navegação, Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial, e Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial.

Informações:
(14) 3622.8280 – Ramal 214, 221 – Fatec Jahu (Profª Rosa e Miriam)
(14) 3604.1000 – Capitania Fluvial Tietê-Paraná

A demanda por profissionais especializados em transportes hidroviário deve aumentar Foto: Luis Gustavo Lucena
  • Snapchat