• Friday, May 22, 2015

Sistema de Pontuação Acrescida beneficia mais de 80% dos aprovados no Vestibular das Fatecs

17 de Agosto de 2011

Mais de 80% dos aprovados no Vestibular para o 2º semestre de 2011 das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) paulistas foram beneficiados pelo Sistema de Pontuação Acrescida, que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública – caso o candidato esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Entre os calouros deste 2º semestre, 51,1% cursaram todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas; 3,33% se declararam afrodescendentes; e 26,7% disseram estar nas duas condições. No total dos aprovados, 77,8% estudaram em escolas públicas e 30,03% declararam afrodescendência.

O Sistema de Pontuação Acrescida foi implantado no processo seletivo das Fatecs e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) em 2006.

As informações são do Relatório Socioeconômico do Vestibular, elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelos processos seletivos das unidades de Centro Paula Souza. A pesquisa também mostra que a renda familiar de 80% dos aprovados é de até R$ 3 mil.

No Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), a proporção de beneficiados foi ainda maior: cerca de 90%.

Atualizada em 30 de agosto