site do Governo de São Paulo
Quem Somos
  Perfil e histórico
Secr. Desenvolvimento
Parcerias
Departamentos
Etecs
  Cursos
Escolas
Vestibulinho
Projetos
Enem
Regimento Comum
Fatecs
  Cursos
Faculdades
Vestibular
Concursos
Projetos
Enem
Telecurso TEC
Ensino Básico
Pós-graduação
  Geral
Lato Sensu
Stricto Sensu
Ensino a Distância
Trabalhos Acadêmicos
Avaliação
  Observatório Escolar
SAI
Projeto Caminhar
Produção Didática
  Livros e Software
Guia da Internet
Notícias
  Releases
Clipping

Revista
Capacitações
Licitações
  Concorrência Pública
Convite
Leilão
Pregões
Tomadas de Preços
   
Fale Conosco
   
 

Parceria entre o Governo do Estado de São Paulo – por meio do Centro Paula Souza – e a Fundação Roberto Marinho, o Telecurso TEC visa expandir a oferta de ensino profissionalizante no Estado de São Paulo e posteriormente em todo o país.

Inicialmente, serão ministrados três cursos no campo de Gestão: Administração Empresarial, Secretariado e Assessoria e Gestão de Pequenas Empresas. Cada um deles com carga horária de 800 horas, divididas em três módulos com 16 semanas de duração.

A área foi escolhida por aliar grande demanda (foi o terceiro curso mais concorrido no Vestibulinho do 2º semestre de 2007) a altas taxas de empregabilidade. Segundo dados do Sistema de Avaliação Institucional (SAI), 77% dos alunos egressos dos cursos de Administração do Centro Paula Souza estão inseridos no mercado.

Modalidades

O Telecurso TEC dispõe de recursos educacionais variados e é oferecido em três modalidades: presencial, aberta e on-line.

Presencial – as turmas contam com um orientador de aprendizagem, capacitado pelo Paula Souza e Fundação Roberto Marinho, e diversos recursos didáticos (TV, CD-ROM, material impresso e ambiente virtual).

Em agosto, por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), foi inaugurada a mais nova tec-sala. A Seads disponibilizou o espaço e doou o material didático à turma, formada por 45 de seus servidores.

A modalidade presencial é desenvolvida desde junho, a partir de um projeto piloto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para a implantação de seis turmas presenciais no município. O curso funciona em tec-salas instaladas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Inácio Monteiro, Paz, Pêra Marmelo, Rosa da China, Três Lagos e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Campos Sales da cidade de São Paulo.

Aberta - Os estudantes participam individualmente do curso, acompanhando as atividades propostas nos livros didáticos e os programas diários de TV, exibidos na Rede Globo (às 5h25), na TV Cultura (às 6h15 e às 7h15) e no Canal Futura (às 18 horas).

On-line - estará disponível a partir de 2008. Será organizada em turmas de educação a distância, permanentemente apoiadas por um tutor que conduz as atividades por meio do site www.telecursotec.org.br.

Avaliação e certificação

O sistema de avaliação é o mesmo para as três modalidades. A cada módulo, o aluno se submete ao exame presencial. Caso seja aprovado, recebe um certificado de qualificação técnica correspondente a uma ocupação dentro da área. No caso de Administração, por exemplo, depois do primeiro módulo o estudante recebe a qualificação de Assistente de Planejamento.

O primeiro módulo é comum para os três cursos e permite que o estudante faça outros cursos simultaneamente ou mude de direção no segundo módulo.

Concluídos os três módulos, obtém o diploma de técnico com validade nacional.

Cada módulo do curso deve ser acompanho por um livro didático que custa R$ 60. Podem ser comprados em todo o Brasil (instruções para aquisição no site do Telecurso TEC).

Para cursar o Telecurso TEC é necessário ter o Ensino Médio ou estar cursando o terceiro ano deste ciclo.

site melhor visualizado em 800x600 e I.E. - © Copyright 2002, Centro Paula Souza