Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
  • sexta-feira, 18 de abril de 2014
  • |
  • |
  • |

Pesquisar

 
 

Inscrições para o Vestibulinho das Etecs são prorrogadas até as 15h da próxima quarta-feira, dia 30


24 de Outubro de 2013

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2014 foram prorrogadas até as 15 horas da próxima quarta-feira, dia 30 de outubro. O exame será no dia 1º de dezembro. A nova data foi motivada pela greve dos bancários, encerrada na semana passada, que dificultou o pagamento das taxas de inscrição do Vestibulinho e de outros documentos.   

Ao todo, serão oferecidas 88.743 vagas – 61mil para o Técnico, 16.113 para o Técnico integrado ao Médio e 11.630 para o Ensino Médio. Do total de vagas para os cursos Técnicos, 58.287 são destinadas às 211 Etecs, 96 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec), 106 escolas estaduais e 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs). Outras 2.713 vagas são oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC.

As inscrições para o Vestibulinho devem ser feitas exclusivamente pela internet. No site www.vestibulinhoetec.com.br os candidatos encontram todas as informações necessárias para escolher cursos, unidades e para efetuar a inscrição, no valor de R$ 25,00. A confirmação da inscrição será enviada ao candidato, por e-mail, até dez dias após o pagamento da tarifa.

Candidatos com deficiências que necessitem de condições especiais para fazer a prova devem fazer uma indicação na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico.

Novo curso, novas modalidades

Entre os 115 cursos técnicos que integram o processo seletivo do 1º semestre de 2014, um é inédito: Biblioteca, na Etec Parque da Juventude. Além disso, cursos técnicos com foco em empreendedorismo serão dados na Escola de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), na região central da Capital.

Também passam a ser oferecidos cursos técnicos integrados ao Médio de Contabilidade (Capital) e Secretariado (Itu e Capital); e cursos técnicos integrados ao Médio de Contabilidade (Piedade) e Edificações (Capital), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ensino Técnico Integrado ao Médio

O Vestibulinho oferece 16.113 vagas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio. No mesmo período do ano passado, foram 11.228, um crescimento de 43%.  Desse total, 2.366 vagas são destinadas às escolas estaduais, por
meio do Programa Vence, parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Nessa modalidade, no 1º semestre de 2014, passa a ser oferecido também o curso Técnico integrado ao Médio de Administração, na modalidade EJA, em Capão Bonito, Cosmópolis, São Caetano do Sul e Capital.

Requisitos para Inscrição

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médioe para o Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ter feito o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou ainda um boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Pontuação Acrescida

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescendentes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

É imprescindível o candidato certificar-se de que realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Certificação por competências

O atual processo seletivo também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para nove cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao 1º módulo.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br


  • Email
  • Assine
  • Compartilhar
  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • YouTube
  • Google Buzz
  • Picasa
  • Instagram
  • Compartilhar
 

DestaquesEtecs e Fatecs estão com inscrições abertas para processos seletivos

As inscrições do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2014 vão até 7 de maio. São oferecidas mais de 57 mil vagas para o Ensino Técnico e 465 vagas para 7 cursos de especialização técnica de nível médio além de vagas remanescentes de segundo módulo para 10 habilitações técnicas . O exame será no dia 8 de junho. O Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo oferece 14.605 vagas – esse número inclui as 1.120 vagas para a modalidade a distância –, distribuídas entre os 71 cursos gratuitos de tecnologia das 63 Fatecs. O período de inscrição termina em 14 de maio. A prova será no dia 15 de junho


Notícias


Mais notícias

 
 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2011 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom