• domingo, 20 de abril de 2014

Abertas as inscrições para o Vestibular das Fatecs

09 de Outubro de 2012

Começam nesta terça-feira, 9 de outubro, as inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 1º semestre de 2013. O prazo termina em 9 de novembro e o exame será em 9 de dezembro.

Serão 12.315 vagas – distribuídas entre as 56 unidades que oferecem cursos de graduação tecnológica gratuitos –, representando um crescimento de 955 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (11.360).

No ato da inscrição o candidato pode colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, desde que oferecido na mesma faculdade; o mesmo curso oferecido em qualquer período de outra Fatec; ou o curso que tiver o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias em qualquer Fatec.

Novidades

* A Fatec São Roque passa a integrar o Vestibular, oferecendo 60 vagas, distribuídas entre os períodos da tarde e da noite para o curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet.

* Do total de 65 cursos de graduação tecnológica oferecidos, 4 são inéditos:

Eletrônica Industrial, na Fatec São Paulo, Capital (40 vagas à noite);

Gestão de Serviços, na Fatec de Indaiatuba (40 vagas de manhã);

Gestão Portuária, nas Fatecs Baixada Santista (Santos) e São Sebastião (40 vagas, cada, de manhã);

Mecânica Automobilística, na Fatec de Santo André (40 vagas à noite).

* Fatecs vão oferecer novos cursos:

Fatec Barueri – Eventos e Gestão da Tecnologia da Informação (40 vagas, cada, de manhã);

Fatec Cruzeiro – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas de manhã);

Fatec Lins – Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais (40 vagas, cada, de manhã);

Fatec Mococa – Gestão da Tecnologia da Informação (40 vagas à tarde);

Fatec Pindamonhangaba – Projetos Mecânicos (40 vagas de manhã);

Fatec Itaquera, na Capital – Automação Industrial (80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite).

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato dever ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

No período de 9 de outubro a 9 de novembro, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. No último dia, o prazo termina às 15 horas. Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

Os candidatos que pediram isenção e redução da taxa de inscrição poderão conferir o resultado da solicitação no site do Vestibular a partir do dia 9 de outubro.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível para download gratuito no site.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Gastão Guedes
Abertas as inscrições para o Vestibular das Fatecs