• segunda-feira, 21 de abril de 2014

Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, vence a 10ª Febrace

19 de Março de 2012

Um projeto de embalagens ecológicas para mudas desenvolvido pelas alunas Ana Ramos, Graziele da Silva e Tatiane Florido, da Escola Técnica Estadual (Etecs) Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, ganhou o primeiro lugar na categoria Ciências Agrárias da 10ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), encerrada no sábado, 17. Como prêmio, as estudantes vão participar da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul.

Orientadas por Erica Bortolotti, as estudantes experimentaram elementos biodegradáveis, como bagaço de cana, sementes e casca de ovo, que também funcionam como nutrientes, para criar as embalagens em substituição ao plástico. Em novembro de 2011, o projeto já havia conquistado o Prêmio Jovem Cientista, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A feira é uma iniciativa do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e reúnde mais de 300 trabalhos desenvolvidos por alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o País, selecionados entre cerca de 1500 inscritos.

Ex-alunos da Etec de Itatiba (de pé), entre eles Renato José Zanella (centro), que representaram a escola ontem na entrega do prêmio legenda Foto: Divulgação
Projeto “Embalagens ecológicas para mudas” já havia vencido o Prêmio Jovem Cientista

Alunos de 14 Etecs participaram da mostra dos finalistas da Febrace (veja relação abaixo). Na sexta-feira, as Etecs já haviam recebido prêmios de sociedades científicas e empresas parcerias do evento e da organização da Febrace, por se destacarem em aspectos específicos durante os três dias de exposição, como organização do estande, empreendedorismo e rigor científico, entre outros: Etec Cel. Raphael Brandão (Barretos), Etec Cerquilho, Etec Vasco Antônio Venchiarutti (Jundiaí), Etec Trajano Camargo (Limeira), Etec Jorge Street (São Caetano do Sul) e ETEC Takashi Morita (São Paulo).

“Pesquisa e inovação são fundamentais pra construir um futuro melhor. Por isso nossos professores incentivam os alunos a utilizarem os conhecimentos adquiridos nos cursos para desenvolver projetos que saiam dos limites da sala de aula e tragam benefícios para a sociedade”, disse Elenice Belmonte de Castro, chefe de Gabinete do Centro Paula Souza, que acompanhou a cerimônia de premiação.

Veja mais fotos do evento:

Confira os projetos desenvolvidos pelos alunos das Etecs.:

Etec / Município

Projeto / Categoria

Aluno / Orientador

Etec Polivalente (Americana)

Cinema: novos olhares sobre a áfrica (Ciências Humanas)*

Carolina Medrado Novaes, Emily Tainá Martini Brito, Flávia Marques Rueda, Roney Staianov Caum

(Orientador)

Etec Cel. Raphael Brandão (Barretos)

Bioplástico (Ciências Biológicas)

Ediel de Sousa, Ana de Souza, José Araújo, Altino Barbosa Jr. (Orientador)