• domingo, 20 de abril de 2014

Alckmin entrega Etec Mandaqui, na zona norte de São Paulo

22 de Agosto de 2011

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 22, a Escola Técnica Estadual (Etec) Mandaqui, localizada na zona norte da Capital. Participaram também do evento o prefeito da Capital, Gilberto Kassab, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e a diretora superintendente do Centro PaulaSouza, Laura Laganá, entre outras autoridades.

“Quem faz o nosso Ensino Técnico tem grandes oportunidades de trabalho”, disse o Governador, mencionando os históricos bons resultados das Etecs no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alckmin lembrou que alguns dos cursos oferecidos pela Etec Mandaqui têm grande procura de profissionais no mercado, como Edificações e Enfermagem. “Na área de saúde, temos 3 mil postos de trabalho no Hospital do Mandaqui, próximo à Etec, e em outras instituições da região”.

O Estado investiu R$ 14,8 milhões na unidade. Foram R$ 300 mil em mobiliário e equipamentos e R$ 14,5 milhões na construção do prédio, em terreno cedido pela Secretaria  estadual da Saúde. Entre os ambientes da Etec estão 12 salas de aulas, 7 laboratórios (1 de Edificações, 1 de Enfermagem, 3 de Informática, 1 de Química e Física e outro de Técnica Dietética), biblioteca, salas administrativas e quadra poliesportiva.

A Etec Mandaqui iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2011, oferecendo Ensino Médio e dois cursos técnicos: Edificações e Enfermagem. A novidade do processo seletivo para o segundo semestre deste ano foi a implantação do curso técnico de Nutrição e Dietética, nos períodos da tarde e da noite, com 40 cada.

Atualmente, a Capital tem 39 Etecs – 8 delas localizadas na zona norte –, e 5 Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Com o objetivo de estender a oferta do Ensino Técnico, e com isso aumentar a oportunidade de inclusão social e de crescimento profissional a novos alunos, o governo estadual promoveu a parceria entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura da Capital. No segundo semestre de 2011 foram oferecidas na cidade de São Paulo 1.785 vagas para cursos técnicos em 23 escolas da rede estadual e 1.445 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs).