Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
  • quinta-feira, 17 de abril de 2014
  • |
  • |
  • |

Pesquisar

 
 

Governo do Estado de São Paulo e Autodesk lançam programa para capacitação de trabalhadores


26 de Março de 2010
  • Email
  • Assine
  • Compartilhar

O Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e do Centro Paula Souza – em parceria com a Autodesk, anunciou nesta quinta-feira, 25, um acordo de cooperação técnica para capacitação profissional de trabalhadores da Capital e Grande São Paulo, inscritos no portal Emprega São Paulo. O evento, no Palácio dos Bandeirantes, contou com as presenças do secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos; da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; do presidente da Autodesk Brasil, Acir Marteleto; e do diretor geral da Digicad, Fernando Lessa; entre outras autoridades.

O acordo apoia-se no Autodesk Assistance Program, uma iniciativa de responsabilidade social lançada pela Autodesk nos Estados Unidos, Europa e, mais recentemente, no Brasil, que visa qualificar milhares de profissionais de diversos níveis e setores industriais – como construção civil e indústria de manufatura – no uso tecnologias para projetos 2D e 3D, por meio de treinamento e material didático gratuitos. Após beneficiar mais de 12 mil profissionais em todo o mundo, o programa ganha nova amplitude no Brasil com esta parceria, que dá origem ao Projeto de Capacitação em AutoCAD do Governo do Estado e Autodesk.

Em 2010 a expectativa é de que o programa capacite quatro mil trabalhadores. Para isso, um corpo docente formado por 31 professores e alunos voluntários do Centro Paula Souza é responsável por ministrar cursos presenciais de AutoCAD 2010 em Escolas Técnicas (Etecs) estaduais da Capital e Grande São Paulo. Os cursos têm carga horária de 40 horas e os participantes que concluírem o programa receberão o benefício de 13 meses para uso da licença educacional gratuita do software, além de material de apoio.

Para o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, “a cooperação entre o poder público e a iniciativa privada produz resultados extraordinários para a sociedade”. A SERT, por meio do programa Emprega São Paulo, é responsável pela triagem dos candidatos.

 

O Centro Paula Souza fornece a infraestrutura das Etecs e coordena a seleção de alunos e professores voluntários que ministrarão as aulas. O treinamento técnico e didático dos instrutores foi viabilizado pela Digicad (Centro Autorizado de Treinamento Autodesk). A Autodesk, por sua vez, está provendo o acesso gratuito à sua tecnologia de software, materiais didáticos e suporte aos treinamentos.

“Esta parceria não só nos permitiu implementar o programa no Brasil de forma mais efetiva, como também foi responsável pela criação de um formato especificamente moldado para o País, no qual milhares de trabalhadores poderão ser beneficiados em um curto espaço de tempo”, destaca Acir Marteleto, diretor geral da Autodesk Brasil.

“Para o Centro Paula Souza foi motivo de muito orgulho ter sido convocado para participar de um projeto de tão grande alcance social. Certamente, muitos profissionais serão recebidos em nossas escolas e delas sairão em melhores condições para ingresso, retorno ou permanência no mercado de trabalho”, destaca Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza.

Os interessados em participar do Programa de Capacitação em AutoCAD devem inscrever seus currículos no portal Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br). A seleção será feita de acordo com a disponibilidade de vagas nos municípios atendidos.

Sobre a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)

A missão da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho é aproximar o trabalhador das novas oportunidades do mercado, fomentando a geração de trabalho e renda. A SERT desenvolve suas atividades por meio dos programas e serviços de intermediação de mão de obra e de qualificação e requalificação profissional. Gera ocupação ao cidadão desempregado e insere o jovem no mercado de trabalho, além de estimular o desenvolvimento de atividades empreendedoras, por meio de qualificação e concessão de microcrédito.

Sobre o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza

O Centro Paula Souza, autarquia do governo estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, administra 183 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) em 138 municípios e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) presentes em 46 municípios. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes nos níveis de ensino Médio e Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 91 cursos técnicos. Esse número inclui 3 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 3 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão distribuídos em 47 cursos de graduação tecnológica.

A instituição também atua na qualificação e na requalificação de milhares de trabalhadores, por meio dos cursos de Formação Inicial e Educação Continuada, e oferece um curso de pós-graduação stricto sensu, Mestrado em Tecnologia, recomendado pela Capes e reconhecido pelo MEC, além de vários cursos de pós-graduação lato sensu. Para mais informações visite o site www.centropaulasouza.sp.gov.br.

Sobre a Digicad

A Digicad Treinamento em Tecnologia e Gestão é especialista em treinamentos de Computação Gráfica e certificada como Centro Autorizado de Treinamento Autodesk (ATC) desde 1995, antecipando o acesso às mais recentes versões de softwares e novidades tecnológicas. Esta constante atualização e a excelência técnica de nosso corpo docente, reflete também na qualidade de nosso material didático, que pode também ser personalizado para necessidades específicas. Em abril de 2010, dentro deste espírito inovador, a Digicad lançará o curso de Autocad 2010 2D online, utilizando pela primeira vez a Andragogia em uma solução de e-learning: ANDRUS.

Sobre a Autodesk

A Autodesk Inc. é líder mundial em software 2D e 3D para design, engenharia e entretenimento, dedicados aos setores de manufatura, arquitetura & construção, mídia e entretenimento. Desde o lançamento do AutoCAD® em 1982, a Autodesk continua a desenvolver um portfólio completo de softwares de última geração e a auxiliar clientes a experimentar seus projetos digitalmente antes de iniciar sua construção. Para mais informações sobre a Autodesk, visite www.autodesk.com.br. Para mais detalhes sobre o Autodesk Assistance Program, acesse www.autodesk.com.br/assistancebrasil.


  • Email
  • Assine
  • Compartilhar
  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • YouTube
  • Google Buzz
  • Picasa
  • Instagram
  • Compartilhar
 

DestaquesEtecs e Fatecs estão com inscrições abertas para processos seletivos

As inscrições do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2014 vão até 7 de maio. São oferecidas mais de 57 mil vagas para o Ensino Técnico e 465 vagas para 7 cursos de especialização técnica de nível médio além de vagas remanescentes de segundo módulo para 10 habilitações técnicas . O exame será no dia 8 de junho. O Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo oferece 14.605 vagas – esse número inclui as 1.120 vagas para a modalidade a distância –, distribuídas entre os 71 cursos gratuitos de tecnologia das 63 Fatecs. O período de inscrição termina em 14 de maio. A prova será no dia 15 de junho


Notícias


Mais notícias

 
 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2011 - Centro Paula Souza - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por AssCom