• quarta-feira, 23 de abril de 2014

Governo entrega Etec de Santo Amaro

10 de Setembro de 2009

O governador José Serra concretizou mais uma etapa do maior Plano de Expansão da Educação Profissional, ao entregar oficialmente, nesta quinta-feira, 10, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Santo Amaro. O evento teve a presença do vice-governador, Alberto Goldman; do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; e Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, entre outras autoridades.
Governador José Serra discursa durante cerimônia de entrega da Etec de Santo Amaro Foto: Sérgio Andrade
No momento, a Capital conta com 26 Etecs. Desse total, 12 unidades -- Etec de Artes, Arthur Alvim, Cidade Tiradentes, Heliópolis, Itaquera, Dra. Maria Augusta Saraiva, Parque da Juventude, Parque Santo Antonio, Santo Amaro, Sapopemba, Tiquatira e Vila Formosa -- integram o plano de expansão, uma das prioridades do governo estadual para a área da Educação. Até o fim de 2010, está prevista a implantação de outras 21 Etecs, para que mais jovens tenham acesso a um ensino técnico, que, além da qualidade reconhecida, é gratuito. “Vamos mais que triplicar o número de Etecs na cidade de São Paulo. Isso mostra o peso que estamos dando ao Ensino Técnico”, disse Serra.

Implantada no primeiro semestre de 2009, a Etec de Santo Amaro iniciou suas atividades com Ensino Médio e quatro cursos técnicos: Automação Industrial, Contabilidade, Segurança do Trabalho e Logística. Um novo curso foi oferecido no segundo semestre -- Instrumentação e Equipamentos Industriais --, nos períodos da tarde e da noite, o que representou um crescimento de 80 vagas na oferta do Ensino Técnico.

“Tivemos grande procura pelos cursos. Um deles teve mais de 20 candidatos por vaga, o que mostra a qualidade do ensino do Centro Paula Souza”, observou Alckmin em referência ao processo seletivo para o segundo semestre desse ano: no de Contabilidade, por exemplo, que teve 831 candidatos disputando 40 vagas, o índice foi de 20,78 candidatos por vaga. Logo em seguida, o curso de Segurança do Trabalho, também à noite, teve uma procura de 18,35 candidatos por vaga.

“Os dois cursos ficaram entre os dez mais concorridos no último Vestibulinho. É uma demonstração de que a escola veio atender ao interesse dos jovens da região pelo Ensino Técnico”, acrescentou Laura Laganá.

O Estado investiu cerca de R$ 8,9 milhões na Etec de Santo Amaro, sendo R$ 7,8 milhões no prédio, construído em terreno cedido pela Secretaria da Educação do Estado, e R$ 1,1 milhão na compra de mobiliário e equipamentos.
Governo do Estado entrega oficialmente a Etec de Santo Amaro nesta quinta, 10 Foto: Sérgio Andrade
Governo do Estado entrega oficialmente a Etec de Santo Amaro nesta quinta, 10
Vestibulinho
As inscrições para o processo seletivo das Etecs para o 1º semestre de 2010 estarão abertas no período de 5 a 26 de outubro. No último dia, o prazo vai até as 15 horas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.vestibularfatec.com.br. Os locais de exame serão divulgados a partir de 25 de novembro. A prova ocorrerá no dia 29 de novembro.

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo. Quatro em cada cinco formados pelas Etecs estão empregados um ano depois de formados.